quarta-feira, 9 de maio de 2012

Como instalar um carburador de Moto em uma Towner? Veja aqui passo a passo.

Bem galera, se vocês estão lendo esse post é porque vocês tem uma towner e tão se incomodando com a bomba que é esse carburador do capeta que ela tem, realmente estou com muito dó de vc quebrar a cabeça para resolver, vou ajudar, SEM COBRAR como encontramos na internet por ai.
Eu utilizei peças que não são regras mas eu utilizei e funcionou muito bem na minha.

REPITO VÁRIAS VEZES NO POST, NÃO É UMA REGRA, PODEM DESMONTAR SEM MEDO, DEPOIS DO CARBURADOR DA MOTO, NUNCA, NUNCA MAIS DA PROBLEMA A CARBURAÇÃO DA TOWNER, ELA ANDA MUITO BEM, UM POUCO MENOS FORÇA MAS NUNCA MAIS QUERO O ORIGINAL POR MAIS QUE ALGUM MECÂNICO SE GARANTA EM FAZER NUNCA MAIS MEXI NELA, SÓ ANDAR.

UTILIZEI O CARBURADOR DA CG 150 PORQUE ERA O QUE ENCONTREI QUE USAVA O MENOR NÚMERO DE ADAPTAÇÃO E PODE FECHAR O BANCO DO CARONA.

Peças:
1 Carburador da CG 150cc (pode ser o paralelo, comprei esse mesmo veio da china e funciona) R$ 90,00
1 Giclê um pouco maior que o original (não lembro a medida acho que é 140) R$ 4,00
1 Coletor para o Carburador (na loja onde comprei o carburador me deram um coletor usado de graça)
1 Espia de marcha de bicicleta do carrinho traseiro com um pedaço de capa de espia(motivo: comprimento dela, mais de 2 metros) R$: 4,00
2 Parafusos com arruelas e porcas (passantes entre o coletor e o motor) R$: 1,80
Fita Isolante
Mangueiras de combustível (pode reaproveitar alguns pedaços daquelas 198647660676 mangueiras que tem conectadas ao carburador dela.
1 Tê, esse tê vc encontra nas mangueiras do carburador para fazer o retorno do combustível.
Algumas abraçadeiras ou lacres de náilon.

Processo:

1o Retire o carburador da towner, não precisa baixar motor nem nada, tem um parafuso acima perto do alternador e o outro vc encontra na diagonal embaixo do arco do acelerador, é um pino com chave allen, parece difícil mas bem fácil de tirar.

2o Solte todas as mangueiras, espias, cabos, fios (os fios eu cortei tudo, não quis mais saber de nada)

3o Depois de tudo tirado, mas tudo mesmo vai ficar um enorme buraco e vai ficar fácil para trabalhar, pegue o carburador e ja altere o giclê dele para o maior, remova a tampa embaixo do carburador e vc vai encontrá-lo bem na ponta de um parafuso, troque-o com cuidado e monte novamente.

4o Pegue o coletor do Carburador e tente colocá-lo no lugar onde estava o outro, ha, tem uma peça plastica depois do coletor da towner do original que tem um fio e um conector ligado nele, tira fora também. Você vai verificar que os furos não fecham 100%, eu fiz o seguinte, peguei uma furadeira e fui aumentando o furo para o lado de fora do buraco ate encaixar, ficou bem fino realmente o lado de fora do buraco, um deles na instalação quebrou, mas como usei arroelas bem grandes não mudou nada, alias nem junta não precisa pois o coletor de moto tem uma borracha de vedação.

5o Estamos com o coletor fixado, agora ta quase pronto, encaixe o carburador no coletor e veja se esse carburador não vai encostar no fundo do banco do carona, se ficou espaço ótimo, pegue a mangueira de combustível e conecte ela no Tê, na mesma direção em linha reta conecte o retorno para o tanque, e na outra ponta do Tê conecte a entrada de combustível do Carburador. Porque disso? Como essa joinha dessa towner tem uma bomba elétrica dentro do tanque ela vai ficar fazendo pressão até explodir a manga para fora ou estragar a bomba, então como na moto o combustível entra sem muita pressão somente pela gravidade o combustível fica retornando ao tanque e qdo o carburador precisa ele entra normalmente.

6o Agora corte a ponta do cabo do acelerador que tem ai e retire ele fora la pelo pedal do acelerador, feito isso na ponta onde fica próximo ao carburador coloque um pedaço dessa capa de espia de bicicleta o suficiente para chegar ate a entrada do carburador, pode encostar as duas capas e passar fita ao redor, pois  elas não sofrerão puxadas, aquela ponta que vem nessa espia deve ser colocada no acelerador do carburador, desrosquei a tampa do carburador e monte, cuidado para não colocar a agulha virada senão vai ficar acelerada, passe a espia pela capa até chegar ao pegal e prenda-a de alguma forma, seja criativo nessa hora.

7o Estamos com o carburador montado, pode colocar combustível nele por uma manguinha ou girar a chave até encher e começar a funcionar, faça isso com a alavanca do afogador para cima que ela pega mais fácil, para regular a lenta tem um parafuso fenda no lado direito, gire ele para regular mais ou menos combustível da lenta em baixo do carburador bem pertinho do coletor a regulagem do ar.

8o Agora vamos acabar com o barulho de ar, eu fiquei andando uma semana assim até acertar tudo, pegue a mangueira de ar original dela, no lado onde vai para o carburador original recorte uma fatia da manga de aproximadamente 1,5 cm OU VEJA CONFORME O CARBURADOR QUE VC PEGOU, NO MEU FOI DESSA FORMA, prenda com as abraçadeiras de metal dela mesmo e utilize as abraçadeiras de náilon para fazer os acabamentos para prender espias mangas e etc...

EU NÃO FIZ A LIGAÇÃO DO AFOGADOR NO PAINEL, É OPCIONAL NÉ, ASSIM COMO TODO TUTORIAL NÃO É UMA REGRA. EU FIZ E FICOU FUNCIONANDO.

Pessoal devido a pedidos o link do vídeo no youtube está aqui a baixo.

http://www.youtube.com/watch?v=_PHXnbWxmBo&feature=youtu.be.


LINK VIA QRCODE




Eduardo


e-mail: eduardozabloski@yahoo.com.br
fone particular: (49) 9991-3815 - Chapecó-SC